domingo, 17 de maio de 2009

Filosofia Cinza


FILÓSOFO DO PESSIMISMO

Breve Biografia de Schopenhauer



SOBRE SCHOPENHAUER (1788-1860)

Arthur Schopenhauer nasceu em 1788, em Dantzig, Prússia. Iniciou seus estudos no Liceu de Weimar e prosseguiu, primeiro na Faculdade de Medicina de Göttingen, depois, na Universidade de Berlim onde se doutorou com a tese Sobre a Quádrupla Raiz do Princípio da Razão Suficiente. Aluno de Fitche, mais tarde, acusaria o mestre de ter caricaturado a filosofia de Emmanuel Kant a fim de “envolver o povo alemão com a neblina filosófica” (apud RODRIGUES TORRES FILHO, 1980). Durante a juventude e a maturidade, o filósofo Schopenhauer não era popular nos meios acadêmicos, ao contrário de Hegel, com quem manteve um clima de rivalidade intelectual durante toda a vida. Em 1819 ele havia publicado O Mundo Como Vontade e Representação e foi mau recebido em termos de crítica e público. Somente o periódico Kleine Bücherschau elogiou o trabalho.

Recusado em suas tentativas de obter uma cadeira universitária, em 1833, o filósofo fixou residência em Frankfurt-sobre-o-Meno onde levou uma vida solitária trabalhando intensamente. Ali publicou vários escritos sem alcançar grande sucesso mas, em 1851, sua coletânea de ensaios Parerga e Paralipomena alcançou um êxito, a àquela altura, inesperado e muito expressivo. Schopenhauer entrava, finalmente, para a galeria dos reconhecidamente notáveis da filosofia ocidental. O livro foi editado em vários países europeus. Filósofos franceses viajavam até Frankfurt para visitá-lo. Enquanto isso, na Alemanha, a filosofia do antigo rival, Hegel, entrava em declínio. “Schopenhauer era o ídolo das novas gerações” (RODRIGUES TORRES FILHO, 1980).

CURIOSIDADES DA VIDA DE SCHOPENHAUER

- Schopenhauer era filho de comerciante e a vontade de seu pai, Heinrich Floris Schpenhauer, era que o filho seguisse tocando os negócios. Para isso, chegou a forçar seu ingresso em uma escola comercial. Porém, com a morte de Herr Heinrich, que teria se suicidado, O jovem Arthur pôde dedicar-se à sua vocação filosófica.

- Viúva, a mãe de Schopenhauer, Johanna, residindo em Weimar, lançou-se como novelista e alcançou considerável sucesso de público. Isso irritava Schopenhauer que ridicularizava os trabalhos dela até que Johanna declarou publicamente que a tese de seu filho não passava de "tratado de farmácia".Em retaliação, o filósofo profetizou que a história não reconheceria Johana como romancista mas, sim, como mãe do grande Schopenhauer.

- Em 1820, na Universidade de Berlim, como professor, Schopenhauer era rival de Hegel. Ensinando "A Filosofia Inteira ou Ensino do Mundo e do Espírito Humano", escolheu para suas aulas o mesmo horário do desafeto. Perdeu a briga porque apenas quatro ouvintes assistiam suas aulas enquanto Hegel tinha o auditório lotado.

- Em 1821 envolveu-se em uma briga de vizinhos que acabou em polícia, tribunal e condenação. Schopenhauer morava em uma pensão, ocupada em maioria por senhoritas maduras que costumavam espionar a vida do filósofo, controlando suas visitas, entre as quais, algumas amantes. Certa noite, Schopenhauer surpreendeu a costureira Caroline-Louise Marquet bisbilhotando sua porta. Discutiram, a solteirona e o filósofo, enfim, perdendo a paciência, atirou a fofoqueira escada abaixo. Instaurado processo judicial, o réu foi condenado a pagar trezentos thalers de despesas médicas e sessenta thalers anuais pelo resto da vida da vítima. Caroline morreu vinte anos depois e Schopenhauer entrava em profunda depressão sempre que chegava a época de fazer o pagamento.

PENSAMENTO DE SCHOPENHAUER

O pensamento de Schopenhauer parte da filosofia de Kant, analisando as relações entre os fenômenos e as "coisas em-si" e conclui que a realidade ou o mundo somente existe enquanto representação gerada pelas percepções de um ser consciente; representação como síntese mental operada por uma consciência que realiza a passagem expressiva do subjetivo ao objetivo. Nas palavras do filósofo em O mundo como vontade e representação:

"(...) por mais maciço e imenso que seja este mundo, sua existência depende, em qualquer momento, apenas de um fio único e delgadíssimo: a consciência em que aparece." (apud RODRIGUES TORRES FILHO, 1980).

A COISA EM SI é um dos conceitos mais complicados da filosofia. A questão é saber se existe alguma coisa em qualquer lugar ou mesmo se existe lugar ou tempo sem a presença ou a existência de um ser, um sujeito capaz de perceber tais COISAS, conhece-las, enfim, ter plena consciência delas. Kant acreditava que as "coisas em-si", em pureza ontológica, de ser, são sempre inacessíveis ao conhecimento humano. A consciência perceptiva produz representações referenciais das coisas mas não é capaz de exatidão de conhecimento, porque tal exatidão implicaria experiência objetiva do sujeito de deixar de ser sujeito para se confundir no ser do próprio objeto de conhecimento. Em outras palavras, conhecer verdadeira e inteiramente a realidade "ÁRVORE", por exemplo, exige a experiência subjetiva e indizível de ser ÁRVORE, experiência cuja tradução ou representação em signos quaisquer, é impossível.

Schopenhauer entende que não existem "COISAS", antes, existe UMA SÓ COISA que determina a existência de todas as outras ou ainda, uma só fonte de onde emanam todas as expressões objetivas de realidade. O próprio ser consciente, um homem, por exemplo, é uma objetivação dessa COISA-FONTE-Única que o filósofo identificou como sendo VONTADE. Mesmo o corpo humano seria uma objetivação da vontade e a percepção física que temos de nós mesmos não se confunde com aquele nós que percebe esse "nós mesmos".

VONTADE - eis o princípio fundamental da Natureza, para Schopenhauer; porém, não Vontades individuais; não Vontade fragmentada em seres diversos. Sob a exuberante diversidade do mundo perceptível existiria uma força diretora única, uma VONTADE SUPERIOR, "de caráter metafísico e presente igualmente na planta que nasce e cresce e nas complexas ações humanas." (RODRIGUES TORRES FILHO, 1980). A essência de todas as coisas (as coisas em-si) seriam inacessíveis à razão ou ao estado de consciência normal. A mente, é muito mais ampla que a consciência ordinária - ou, o Ego. Na filosofia de Schopenhauer, a consciência trabalha somente com percepções supericiais da mente que, de fato, se extende muito além no terreno do inconsciente, normalmente fechado ao conhecimento. Neste ponto, Schopenhauer antecipa as idéias de Freud, como reconheceu o próprio Pai da Psicanálise.

A VONTADE SUPERIOR rege o macrocosmo; entretanto, analogicamente, é a VONTADE INFERIOR, do Ego, que predomina no microcosmo. Essa vontade inferior é a vontade dos seres, em especial dos homens. Schopenhauer é geralmente apontado como o filósofo do pessimismo. Isso acontece porque, no desenvolvimento de sua teoria sobre "o mundo como representação", a Vontade humana, sempre limitada pela percepção enganosa, não é uma faculdade que pode ser exercida livremente; ao contrário, a Vontade é uma força que o homem comum não sabe controlar e por isso, é controlado por ela.

A Vontade deseducada é apenas um querer irracional movido por paixões inconscientes e sempre não saciadas. É um "mal inerente à existência do homem", fonte de dor constante pelos anseios intermitentes que são a sua manifestação (da Vontade) porque não existe satisfação durável. Todo prazer é ponto de partida para novas aspirações e por isso, "viver é sofrer".

Nesta situação, a única saída para uma existência humana suportável, tão fortemente destinada ao sofrimento, seria o controle da Vontade Inferior através de esforços que conduzam a uma Vontade Superior, esta, capaz de dominar os desejos da consciência objetiva, do Ego. O primeiro passo seria a superação do egoísmo, no sentido de entender o si mesmo como algo mais que a personalidade condicionada pela cultura. As "vontades" meramente pessoais tentem a entrar em conflito com as outras vontades pessoais que interagem na coexistência dos homens. Para escapar aos sofrimentos dos desejos contínuos, o homem necessita superar sua individualidade renunciando às solicitações do mundo e dos instintos, entregando-se aà realidade última que é o NADA - o nada querer, o nada desejar.

SOBRE O SOFRIMENTO HUMANO

Falando sobre o sofrimento da existência como ser humano, Schopenhauer chama a atenção para o fato de que as dores físicas e emocionais impressionam muito mais aos sentidos, entendimento e memória que os prazeres, estes, fugidios e facilmente esquecidos.

"... tudo o que é desagradável e dolorido, nós o percebemos diretamente, de imediato e mui claramente. Como nós não sentimos a saúde de todo o nosso corpo, mas apenas o pequeno local onde o sapato nos aperta, assim também não pensamos na totalidade de nossos interesses que vai perfeitamente bem e nos atemos a qualquer insignificância que nos aborrece."

TRABALHO, AFLIÇÃO, ESFORÇO E NECESSIDADE constituem durante toda a vida a sorte da maioria das pessoas. Porém , se todos os desejos, apenas manifestados já estivessem de antemão resolvidos, satisfeitos, o que preencheria a vida humana, com que se gastaria o tempo? (p 217)

(...) a felicidade de um determinado curso de vida não se estima segundo suas alegrias e prazeres, porém pela ausência dos sofrimentos.

Fonte:

MORPHEUS

Revista Eletrônica em Ciências Humanas
- Conhecimento e Sociedade -

Nenhum comentário:

Postar um comentário