domingo, 10 de abril de 2011

Será que Deus leu Darwin?


Segue algumas colocações demonstrando que o texto de Gênesis, narrando a criação, não é incompatível com a Teoria da Evolução...

O Livro de Gênesis é atribuído a Moisés. Junto com os cinco primeiros livros da Bíblia forma a Tora; base para a religião judaica. Gênesis, datam os historiadores, foi escrito por volta do ano 1800 AC; porém, o relato, já era tradição oral do povo judeu bem antes disso. Para tentar entender Gênesis, é necessário entender um pouco do que ocorria em torno do ano 2000; 2500 AC (Em torno de 4500 anos atrás). Há 4500 anos, a humanidade já havia adotado o sedentarismo. Fixado a terra, construiu grandes cidades. A sobrevivência e a riqueza tinham como base o uso da terra e da água; necessários à agricultura; à mineração e outras atividades humanas. Controlar esses recursos era vital; mantendo os povos um grande quantitativo de pessoas alocado em exércitos.

Além da terra e da água; o Homem era dependente dos fenômenos naturais e das estações do ano, que ditavam a época de
plantar; a colheita ou destruíam as safras. Por isso as castas sacerdotais, intermediários entre o homem e os deuses; que controlavam ou eram a própria natureza, assumia um papel quase tão importante quanto os chefes de Estado e chefes militares. O modo de produção era escravista e os povos, por mesclarem a idéia de Deus com as forças da natureza, eram politeístas. As explicações para o aparecimento do mundo eram míticas (Dadas pela existência de seres fabulosos e de grande poder; que em batalhas ou por manipulação; ordenavam o caos e faziam nascer a ordem; ordenando o Universos e os seus desígnios. Foi nessa realidade que vivia o Homem quando apareceu o texto de Gênesis. Dessa feita; Genesis foi destinada a uma humanidade com compreensão limitada do Universo que a cercava. Os rudimentos da ciência estavam anos luz de como a conhecemos.

A filosofia só iria aparecer 1500 anos depois. Gênesis, por isso, não deve ser lido textualmente; mas sim como uma alegoria (Conjunto de símbolos utilizados para se transmitir um determinado conhecimento de maneira simplificada); e como tal, analisado rizomáticamente. Quando lemos Gênesis; ao contrário do que os adeptos fervorosos do evolucionismo e dos seus críticos mais ferazes; não temos divergência entre as Verdades da Fé e as Verdades Científicas; ao contrário. Em Gênesis; para um texto alegórico de mais de 4000 anos de idade, temos espantosas Verdades que a ciência só veio a descobrir milhares de anos depois. Na narrativa de Gênesis; em seu primeiro capítulo, vale destacar que: 1) Aparece a noção de monoteísmo em uma época em que o mundo era politeísta. 2) O texto desloca a idéia de ORDENAÇÃO para a idéia de CRIAÇÃO; ou seja: Nos relatos míticos o mundo era pré-existente e os seres míticos apenas o ordenavam. Em Gênesis; Deus cria. 3) A criação não aparece de uma única vez; em um só dia; mas é fruto de vários dias; ou seja: Há uma idéia temporal. Uma idéia de ordem cronológica na criação das coisas. 4) A ordem da criação narrada em Gênesis é praticamente a mesma que os cientistas dizem ter ocorrido no aparecimento do Universo: Energia; matéria; água, seres menos complexos; seres mais complexos; homem (Gênesis é evolucionista; ao seu modo. A criação Divina utiliza-se da evolução / gradação para criar as condições de vida para o Homem; possibilitando o seu aparecimento e sustento).
Assim, como exposto; termino pedindo que os leitores leiam todo o Capítulo 1 de Gênesis e me enviem os seus comentários me dizendo se realmente, para um texto de quatro mil anos de idade, ele não é extremamente exato... Se eu fosse um alienígena, viesse à terra há 4500 anos atrás; visse a humanidade e lesse o Gênesis; ficaria abismado como a humanidade no seu estado de barbárie tinha conseguido chegar tão perto da Verdade. Ainda, se fosse um alienígena, e dissessem para mim que foi Deus quem revelou tudo isso eu diria que esse Deus é extremamente sábio e talvez tivesse lido Darwin e passasse a acreditar nele...

Por Alexandre Yamazaki
Filósofo e Psicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário